sábado, 12 de fevereiro de 2011

Simplesmente complicado!


Nesta reunião de estudos, quase fomos a loucura!
Sinceramente? Acredito que iremos chegar lá.
Brincadeiras à parte, em minha opinião este foi o nosso encontro mais proveitoso. Nos capítulos V e VI, nos deparamos com a DERIVA NATURAL e com DOMÍNIOS COMPORTAMENTAIS, discutimos muito e, em alguns momentos, foi necessário retornar alguns capítulos.
Uma de nossas primeiras paradas, rumo ao entendimento da Biologia da Cognição, foi no determinismo. Compreendemos que "o resultado da interação entre o ser vivo e o meio são desencadeadas pelo agente perturbador e determinadas pela estrutura dos sistema perturbado" (MATURANA E VARELA, 2001, p. 108).
Nos colocamos, frente a frente, com a Deriva Natural, que agora ao escrever percebi que não compreendi. Então vamos discutir um pouco mais sobre isto?

Abraços

Um comentário:

  1. Voltando...
    A Deriva Natural na visão de Maturana e Varela é o fluir dos seres vivos no seu processo de acoplamento estrutural com as respectivas mudanças estruturais, o que se constitui na própria evolução.
    Sendo acoplamento estrutural as mudanças estruturais( ontogenia) que ocorrem no sistema vivo (com ou sem sistema nervoso?) e no seu meio, onde a estrutura de ambos passam a ter uma compatibilidade, através das interações recorrentes , desde não haja uma interação destrutiva com seu meio. Assim, o meio e o vivo atuam como fontes mútuas de perturbações e desencadeiam mudanças mútuas de estado, num processo contínuo.

    ResponderExcluir